Presidente Lula foi quem marcou encontro para fevereiro para conversar com prefeitos eleitos e reeleitos
Está marcada para o dia 10 de fevereiro, em Brasília, uma reunião entre o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e os prefeitos eleitos de todo o país. No encontro será apresentada a pauta de reivindicações do presidente e também a ideia de firmar com os governantes compromissos para este ano nas áreas de educação e saúde. Da região, todos os prefeitos declararam vontade em participar do encontro e levar propostas ao presidente para os municípios.Leia Mais...
O presidente declarou que está sendo feito um fiel levantamento da educação e saúde. A intenção é pactuar entre União, estados e municípios estratégias de ações para fazer do Brasil mais realista e cidadão. Lula informou que o encontro tem o objetivo de fazer com que as políticas do governo cheguem à periferia. Os ministros já estão fazendo um levantamento dos programas e ações de suas pastas que encontram dificuldades para chegar aos cidadãos, o que pode ser facilitado pelos prefeitos.
É comum que os prefeitos apresentem suas reivindicações ao presidente, mas ele garantiu que desta vez os papéis se inverterão. “Vou apresentar uma pauta de reivindicações que acho positiva e necessária, como acabar com o analfabetismo”, citou. O presidente falou ainda da erradicação da mortalidade infantil e o sub-registro civil de crianças.
RIO CLARO
O prefeito Raul Machado (PR) já recebeu o convite e garante que estará presente. Para ele, o presidente tem se mostrado um grande municipalista, já que as ações do governo federal ganharam muita força e muitas foram voltadas para municípios. Para o prefeito, o encontro é muito importante, pois vai reunir prefeitos de todo o país, ministros e o presidente Lula. “É a hora de discutir transferência de verbas para municípios, aumento na merenda escolar, o PED, o transporte escolar e também os assuntos que dizem respeito ao Sistema Único de Saúde, o SUS”, diz.
De acordo com Raul Machado, quando o presidente cita a erradicação da mortalidade infantil é preciso também mencionar a questão do saneamento básico, alimentação e um pré-natal de qualidade. “Isso é muito importante. Será um grande avanço, mas não se resume apenas em uma única ação”, menciona, completando que elaborará sua pauta de reivindicações focada na saúde e na educação rural em Rio Claro. Segundo Raul, é preciso melhorar a educação rural no município que tem 868 quilômetros quadrados, a maioria de área rural.
QUATIS
O prefeito José Laerte D’Elias (PMDB) diz que está ansioso para o encontro e gostaria que as propostas que serão elaboradas por ele sejam colocadas em prática. “Excelente essa atitude do presidente. Ele demonstra uma isenção, um compromisso democrático com a nação, com os prefeitos eleitos. É um espírito suprapartidário”. Laerte diz que se puder levar um representante do Legislativo será também muito importante. De acordo com ele, um município precisa da Câmara Municipal para dar sustentação ao Executivo.
Para José Laerte, saúde e educação, os temas principais a serem tratados no encontro, são necessários recursos, programas, projetos. Para ele, de uma boa educação aplicada no município resulta melhoria na saúde. “Não está implícita apenas doação de remédios, está na prevenção, saneamento básico e com certeza vamos ter verba para saneamento”, argumenta, deixando claro que levará uma pauta de reivindicações ao presidente e aos ministérios. Essa pauta será elaborada em conjunto com os vereadores e conselhos municipais.
BARRA MANSA
O prefeito Zé Renato é outro que garante sua presença no encontro. “Acho que essa reunião acontecia em abril, este ano ele antecipou. Essa reunião é muito importante, pois nela serão discutidos assuntos do interesse de todo o país. Quando se trabalha com união sempre trazemos coisas positivas para o município e região”, destaca o prefeito que recebeu quarta-feira o convite do presidente Lula, mas que já se preparará para a reunião.
RESENDE
Para o prefeito José Rechuan (DEM), esse encontro é essencial e todos devem comparecer. “Temos que aproveitar essa oportunidade. Vou levar a proposta de redução do ISS, pelo menos durante esse período de crise e pedir a rápida liberação de emendas na área social", adianta o prefeito.
PINHEIRAL
O prefeito de Pinheiral, Antônio Carlos Leite Franco, o Doutor Toninho (PMDB), acredita que essa reunião vai além da crise financeira e abre portas para muitas soluções. “Temos que trabalhar com o sentido do todo. A sociedade mundial está interligada. É preciso ter união visando ao desenvolvimento sustentável, ambiental e econômico, trabalhando com o foco no ser humano", acredita. Doutor Toninho, que confirmou presença na reunião de fevereiro, sugeriu uma reunião com os prefeitos da região para chegar a um consenso sobre as propostas a serem apresentadas. “Já levando os problemas com soluções provisórias", afirma.
ITATIAIA
No encontro de prefeitos realizado no final do ano passado em Petrópolis, o prefeito de Itatiaia, Luis Carlos Ypê (PP), recebeu a informação da reunião com o presidente Lula. Ele garante que se puder, estará presente no encontro, já que é uma ótima oportunidade. “Ainda mais para discutir educação e saúde. Incluo também o turismo, porque esses são os pontos do nosso governo”, salienta, completando que levará propostas para Itatiaia.
PORTO REAL
Quarta-feira, o prefeito Jorge Serfiotis (DEM) recebeu o convite. Ele julga o evento importante e afirma que tendo condições de levar propostas para Brasília aproveitará a oportunidade. Segundo ele, embora esteja tudo planejamento para investimentos neste ano nas cidades em áreas de saúde e educação, existe a oportunidade de explanar outras necessidades do município e elaborará projetos.
ENCONTRO
Os 5.562 prefeitos, entre eleitos (2.245) e reeleitos (3.317), estão sendo convidados para o encontro. Há informações de que os prefeitos vão sinalizar ao presidente Lula sobre a existência de projetos que ameaçam a execução orçamentária dos municípios, já que alguns obrigam as prefeituras a gastarem mais do que o previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.
Para o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Zilkoski, é necessário compreender que existem limites nas parcerias dos municípios com União e estados. Segundo ele, estão em vigor cerca de 180 programas que se referem às parcerias de ações entre União, estados e municípios.
A intenção do presidente Lula é também intensificar neste ano as ações envolvendo todos os governos nas políticas sociais e nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Fonte: A voz da Cidade
Marcadores: Lula
postado por Estorvo às
15:38
![]()








<< Página inicial