
O prefeito da Cidade de Resende-RJ José Rechuan Júnior (DEM) disse ontem que espera solucionar num prazo de 30 dias outro problema deixado pela administração anterior na área da saúde. No final de 2008, o governo passado encerrou, de forma deliberada, os contratos com as empresas que garantiam à população uma série de exames, como tomografia computadorizada, ressonância magnética e utrassonografia, além dos exames de análises clínicas, entre eles hemograma, de urina, fezes e colesterol.
Leia Mais...
Rechuan determinou à Secretaria Municipal de Saúde realizar contratações de emergência com o objetivo de diminuir o número de pacientes que aguardam a realização de exames. Ele ainda citou que no caso da ultrassonografia, por exemplo, existem 800 pedidos na fila de espera, enquanto o número de encaminhamentos pedindo a realização de exames de laboratórios se aproxima de dois mil. “Essa situação é profundamente lamentável. O cidadão tem direito e merece receber do Poder Público os serviços essenciais com qualidade e de forma rápida, principalmente na área da saúde pública. A situação é difícil, foram encontradas mais de 300 solicitações de tomografias computadorizadas”, diz o prefeito, salientando que o bom funcionamento do sistema de saúde se constitui em um procedimento elementar para a sobrevivência humana. “Estamos adotando as medidas necessárias no sentido de voltar a realizar esees exames o mais rápido possível. Afinal, reafirmo que o nosso governo será um governo comprometido com o bem-estar da população resendense”, afirma.
O prefeito diz que a Secretaria Municipal de Saúde entende que os contratos cancelados pela gestão anterior deveriam ter um prazo de vigência maior, o que evitaria os transtornos enfrentados pela população. “De acordo com a Secretaria de Saúde, tão logo as contratações de emergência sejam efetivadas, os pacientes serão imediatamente informados”, informa Rechuan, contando que a prefeitura também está agilizando a contratação emergencial de uma empresa destinada à realização de exames de mamografia no município. “O serviço, que vinha sendo prestado através da Policlínica do Paraíso, foi interrompido a partir de um relatório do Serviço de Vigilância do Estado”, diz.
Segundo informações da Secretaria de Saúde, em vistoria realizada no segundo semestre do ano passado a instituição considerou inadequadas as instalações dessa unidade para a realização desse exame e de Raio X, que também era feito no posto do Paraíso. As providências solicitadas pela Vigilância Sanitária na época não foram adotadas pela administração anterior. “Diante disso, resolvemos interditar os dois serviços até que as exigências do Estado sejam atendidas”, conta o prefeito, acrescentando que no caso do Raio X uma das possibilidades estudadas é a transferência dos exames para a Santa Casa. “Os pacientes com encaminhamentos para a realização desse exame devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde, que funciona no Centro Administrativo da Beira-Rio, das 8 às 17 horas (segunda a sexta-feira)”, conclui.
Marcadores: Resende
<< Página inicial