
O presidente da Fundação Departamento de Estradas de Rodagem (DER/RJ), Henrique Ribeiro, reuniu-se com o prefeito de Paraty, José Carlos Porto Neto na manhã de domingo, para definir a ajuda à região. A cidade ainda sofre com os danos causados por um temporal ocorrido na madrugada de sábado. De acordo com o prefeito, a chuva causou prejuízo de R$ 10 milhões.
- E ainda vamos ter que investir mais um tanto para fazer obras emergenciais e recuperar o que foi estragado - afirma Zezé Porto, prefeito de Paraty.
Além de máquinas, que já estão na cidade, ajudando na retirada de barreiras e na limpeza da cidade, o presidente do DER definiu com o prefeito estratégias para a recuperação das principais rodovias do município. Segundo o governo do estado, uma das principais estradas turísticas, a Paraty - Cunha, que liga o sul fluminense à região do Vale do Paraíba paulista, foi completamente destruída pela força da água.
Leia Mais...
- Estamos solidários com os moradores e fazendo todo o possível para minimizar os prejuízos e agilizar a limpeza da cidade, para que tudo possa voltar à sua normalidade - frisou o vice-governador e secretário estadual de Obras Luiz Fernando Pezão.
Segundo a Defesa Civil Municipal, na madrugada de sábado choveu o previsto para o ano inteiro.
Uma unidade de captação de água teve que passar por uma obra emergencial. A previsão é que até terça-feira o abastecimento volte ao normal.
A enxurrada danificou uma das estações de tratamento de água da cidade e o abastecimento está parcialmente interrompido. Quase todo o município está sem água. A prefeitura contratou cinco caminhões pipa e está distribuindo garrafas de água mineral.
A preocupação agora é com o risco de doenças. Três postos de saúde foram montados nos bairros mais atingidos para atender a população.
No domingo, os moradores se recuperavam do susto e tentavam limpar a sujeira nos bairros que ficaram alagados.
O principal rio da região, o Perequê-Açu, subiu oito metros. Paraty está em situação de emergência, a prefeitura informou que não há moradores desalojados ou desabrigados.
Marcadores: Paraty
<< Página inicial