
Está sendo analisado pelas Comissões Permanentes da Câmara de Vereadores o projeto de lei de autoria de Elias Romeiro Barbosa, o Elias da Corbama (PRTB), que cria em caráter permanente o Programa de Fabricação de Fraldas Geriátricas em sistema de cooperativismo entre pessoas portadoras de deficiência física. O projeto, o primeiro do vereador, deve ser colocado em breve em votação.
Segundo Elias da Corbama, pelo projeto a Secretaria de Promoção Social ficará autorizada a oferecer espaço físico, transporte, curso de capacitação, assessoria técnica e subsídios para a implantação da iniciativa. A Associação dos Portadores de Deficiência Física de Barra Mansa seria a parceira no projeto e os integrantes seriam participantes. “O cidadão portador de deficiência física poderá ser participante da cooperativa, desde que esteja em dia com as suas obrigações regimentais com a associação”, diz o vereador.
Leia Mais...
A responsável por distribuir as fraldas geriátricas produzidas seria a Secretaria de Promoção Social. Assim que votado o projeto de lei e sancionado pelo prefeito Zé Renato (PMDB), a Associação dos Portadores de Deficiência Física deverá elaborar o Regimento Interno da cooperativa em até 90 dias, a contar da data da promulgação da lei. As despesas para a manutenção do programa correrão por conta de dotações orçamentárias próprias ou suplementares, se necessário.
Segundo Elias, a intenção é atender às necessidades de todas as pessoas que buscam socorro no atendimento da Promoção Social. “Além disso, dará uma ocupação funcional aos portadores de necessidades especiais e principalmente o aumento da autoestima dessas pessoas”, declarou. O vereador explicou que já tinha pensado em elaborar um projeto nesse sentido, mas foi procurado por integrantes da associação, o que aumentou sua vontade de ajudar. Segundo ele, essa iniciativa será muito importante em Barra Mansa porque muitas pessoas precisam de fralda geriátrica e, pela Farmácia Popular, conseguem se forem a Volta Redonda. “É uma situação que temos que buscar solução imediata”, menciona.
O vereador ainda revelou que é possível, no futuro, o Programa de Fábrica de Fraldas ter estendido seu público alvo também para as crianças. Antes da votação do projeto de lei Elias também procurou a secretária de Promoção Social, Emiliana Carvalho. “Ela gostou muito da ideia e, por isso, apostamos muito nesse projeto”, frisa.
Marcadores: Barra Mansa
<< Página inicial